Compartilhe
Interatividade
O Município

MUNICÍPIO DE HIDROLÂNDIA

Seu primeiro nome foi Cajazeiras, devido a um grande pé de cajazeira nas margens do rio, que outrora servira de abrigo a viajantes que se abrigavam nas sombras dessa frondosa árvore.

Formação Administrativa

Em 1882 Cajazeiras se transformou em distrito do município de Entre Rios. Em 1933 Entre Rios foi anexado por Santa Quitéria, e então Cajazeiras foi junto. Em 1943 Cajazeiras mudou o nome para Batoque. Em 1957 Batoque se emancipa de Santa Quitéria, e anexa o distrito Irajá, até então pertencente a Ipu. Em 1963 Irajá se emancipa de Batoque (hoje pertence a Hidrolândia), e no mesmo ano são criados os distritos de Betânia e Conceição. Em 1965 Batoque mudou o nome para Hidrolândia e anexou o extinto município de Irajá, pois o mesmo não pôde ser instalado.

Atualmente Hidrolândia possui 4 distritos.

  1. Betânia

  2. Conceição

  3. Hidrolândia (distrito-sede)

  4. Irajá

 

História

Hidrolândia surgiu de um povoado às margens do rio Batoque, Sendo que as terras ali existentes pertenciam de imediato à família Timbó, assim passa a ser conhecida como Cajazeiras dos Timbó (Timbó no singular pois representa a família). Sendo depois mudado o nome para Batoque, em virtude da existência do rio Batoque que atualmente corta a cidade. Anos depois na cidade é encontrado uma fonte de águas sulfurosas (só existe um poço perfurado em meado da década de 1960), sendo que a mesma deu um novo aspecto a cidade que durante algum tempo foi alvo de romaria por causa dos efeitos da cura medicinal e posteriormente um suposto \\\"milagre\\\" que se encontravam na água. Dessa forma a cidade recebe um outro nome em homenagem à fonte, passando então a se chamar Hidrolândia, ou seja, terra das águas. Hidro = água e lândia= cidade.

 

Fonte: Wikipédia

Últimas Notícias